23 de abr. de 2008

Chora Isabella, chora ...

E mais uma vez, depois de passados vinte e quatro dias, liguei a TV e na legenda da reportagem um novo capitulo sobre a novela da pequena Isabella Nardoni.

Nessas quatros semanas o que escutamos incansavelmente é sobre o caso do pai que jogou (ou não!) a bendita (ou maldita, sei la) menina do sexto andar de um edifício de luxo. O assunto repercutiu mundialmente e foi exibido em programas de todos os gêneros: entretenimento, jornalismo, sensacionalismo, e programas de maiores e menores audiências - lembrando que a Coca-Cola para exibir um comercial de 30 segundos no horário nobre (horário do fantástico) gasta milhões pelo Merchant, enquanto os bonecos ganham 40 minutos de graça para contarem seu conto de fadas. Impressionante.

Depois disso fiquei pensando comigo sobre a capacidade do jornalismo sensacionalista de prender atenção do telespectador, como essas novelas da globo que demoram meses para exibir o ultimo capitulo revelando o vilão da trama, e enquanto isso enganam o telespectador com provas, suspeitos e pericias e ainda passam a novela inteira com a mesma pergunta “Quem matou fulano de tal ?...”

Tudo bem, eu concordo que foi uma barbaridade o que fizeram com aquela criança, ser arremessada de uma altura de 20 metros pelo pai (veja bem, ou não) é um absurdo! Mas ai eu me questiono: E as crianças que morrem todos os dias de fome, sem ter uma única migalha de pão pra comer ? E as que morrem todos os dias movidas pelo trafico crescente de drogas? E as outras milhões de crianças que vão para as ruas por serem agredidas por pais, mães, padrastos e madrastas? Quem vai responder quem foi o culpado pela falta de escolaridade daquela criança? Daquele infeliz?

As respostas para essas perguntas não são preocupantes. Afinal são todos pobres, e isso acontece diariamente. Já virou rotina. O brasileiro não gosta de rotina, gosta de novidade, coisa nova. Brasileiro gosta de prédio de luxo e não de favela. O brasileiro é um povo novela (o maior do mundo), o povo que cuida da vida dos outros, o que cuida da vida dos ricos.

Mas chega, tem hora que cansa. A menina onde quer que esteja não consegue se quer descansar. Deixe a menina ter paz. Se foi realmente o pai e a MÁdrasta, prende (diga-se de passagem - deixe que eles sejam muito bem tratados na prisão) e pronto. Acabou.

Chega de sensacionalismo na TV. Chega de novela da vida real. Chega de mistério e drama. Existe milhões de outras perguntas que aguardam com ânsia uma resposta, já parou para pensar quem vai respondê-las? Então...



Obs: Eu fico puta ! Eu, como milhares de pessoas, ja estou cansada dessa mesma história, mas justamente por causa desse jornalismo sensacionalista eu não consigo parar de acompanhar o caso ...

3 comentários:

Unknown disse...

Agente tem que procurar obter as informaçoes sobre o caso (os casos,de uma maneira geral)de outra forma,só assim quem sabe esse jornalismo(se é que pode ser chamado de jornalismo)talvez deixe de existir.


ps:eu amo a naty!
euEUeuE...
s2

Unknown disse...

ééééé naty podi cre... sensacionalismo... toda atenção voltada pra esse caso da isabella... e taum esquecendo o resto dos problemas do país... foi uma brutalidade oque fizéram com a criança... mais a mortalidade infantil no brasil infelismente é muito grande!!!

Anônimo disse...

Agora todos os dias são: BOM DIA TRISTEZA, COMO VAI TRISTEZA!?